Município tem recebido jogos profissionais de futebol americano dos torneios da CBFA e está se tornando a capital do esporte no país
A cidade de Itapecerica da Serra sediará em dezembro o 1º Campeonato Sul-Americano de Flag Football, esporte derivado do Futebol Americano. O torneio, que reunirá as seleções do Brasil, Argentina, Colômbia, Chile e Uruguai nos dias 3 e 4 de dezembro, será um marco para o município e para esse esporte, que deve se tornar olímpico a partir de Los Angeles 2028. Receber as delegações será uma grande oportunidade para construir relações com os países da América do Sul e um ótimo termômetro para a seleção brasileira.

A realização do torneio na cidade é fruto da parceria que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, firmou no início do ano com a CBFA - Confederação Brasileira de Futebol Americano. Pelo acordo, Itapecerica da Serra se tornará o centro desta modalidade esportiva no país, viabilizando um Centro de Treinamento para a preparação da seleção, um campo para jogos e uma sede para a confederação.
A CBFA é a instituição máxima do futebol americano no Brasil, responsável por regulamentar, organizar e fomentar o esporte, além das modalidades derivadas Flag Football e Futebol Americano de Areia (beach football).

Jogos do Campeonato Brasileiro de F.A.

A cidade tem sediado partidas profissionais de futebol americano, no Campo do Aliança, Parque Paraíso. No último sábado, 17 de setembro, houve rodada dupla. Na abertura, pela primeira divisão do Campeonato Brasileiro, o Corinthians Steamrollers venceu o Cruzeiro. À noite, o Juiz de Fora Imperadores sagrou-se campeão da Divisão 2, ao vencer o Curitiba Guardian Saints em uma final eletrizante.
No próximo dia 1º de outubro, mais um grande jogo da Primeira Divisão, organizado pela CBFA em parceria com a Prefeitura: Corinthians Steamrollers contra Flamengo Imperadores.

“Estamos trabalhando para que Itapecerica da Serra se transforme na capital nacional do Futebol Americano. Nossa parceria já firmada com a CBFA e as tratativas com o Corinthians apontam que este é o caminho correto”, disse o prefeito Dr. Francisco Nakano.

Flag Football

O Flag Football é uma modalidade próxima do futebol americano, com contato físico menor entre os atletas e, consequentemente, menos equipamentos de proteção. Nas partidas, os atletas levam bandeiras (Flag no Inglês) amarradas nas cinturas, e o objetivo principal é retirá-las do adversário. Assim como no Futebol Americano, as equipes pontuam ao avançar pelo território adversário e alcançar a zona final.
Fale conosco:
sacjornalatual@gmail.com
(11) 99820-3744
www.jornalatualonline.com
ITAPECERICA DA SERRA



JORNAL ATUAL
Foto: Divulgação
1º Sul-Americano de Flag Football será em Itapecerica da Serra